Semana da Cultura é celebrada com atividades no Museu Histórico de Sergipe

7 de novembro de 2018

Nesta segunda-feira, 05, Dia Nacional da Cultura, o Museu Histórico de Sergipe (MHS), unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realizou a abertura da Semana da Cultura no museu, onde serão realizadas várias atividades e rodas de conversa abertas ao público interessado até o dia 09, sexta-feira.

A abertura contou com a exposição da jovem artista Harla, que faz suas obras em aquarela e digital. Vários quadros estavam expostos e alunos dos colégios de São Cristóvão foram prestigiar a mostra, bem como participarem da roda de conversa sobre ‘O que é cultura? ’.

A discussão seguiu um curso de relevância da cultura para a sociedade, na busca de se mostrar aos adolescentes que se deve lutar pela manutenção de uma cultura viva.

João Augusto Gama, secretário de Estado da Cultura, depositou nos jovens presentes a chance de mudança para melhor e continuidade dos legados culturais sergipanos e brasileiros. ”O Dia Nacional da Cultura é de grande importância porque estamos passando por um momento difícil no mundo inteiro, onde existe um retrocesso que precisamos impedir que aconteça, pois há uma luta contra a própria democracia, sem escândalos e golpes como antigamente, mas de forma sutil. Estamos em período de transição, e nada melhor para combater essa chama antidemocrática do que a cultura, que traz visão ampla do mundo e suas necessidades. Por isso esperamos transmitir paro os nossos jovens a abertura de seus horizontes através da cultura”, ressaltou Gama.

O diretor do MHS, Sérgio Lacerda, se emocionou ao descrever a satisfação de realizar essa semana para os alunos e público em geral. ”Estamos muito felizes que os alunos estão participando e prestigiando uma artista jovem como eles. É muito gratificante receber todos aqui e poder compartilhar nossa cultura sergipana com cada um que está está aqui presente”, afirmou.

”E é para o repasse de conhecimentos culturais para os jovens, que eventos como esse são realizados, e também para mostrar na prática através da exposição de Harla, que o museu é deles, a arte é deles, a cultura é deles, e precisa ser vivida e continuada”, finalizou Gama.

Segundo dia de atividades

As atividades em alusão à Semana da Cultura seguiram na manhã dessa quarta-feira, 07, com uma roda de conversa, cujo tema principal era “o rádio como elemento produtor, difusor e estimulador da cultura, e sua associação com as mídias sociais”, marcando o dia do radialista.

A programação será encerrada na próxima sexta-feira, 09 de novembro. Confira:

9h30- Diferentes olhares. São Cristóvão vista pelos turistas e pelos locais (fotos safári fotográfico)

10h- Roda de conversa sobre Turismo Cultural




2016 SECULT - Secretaria de Estado da Cultura.
Rua Vila Cristina, 1051 - São José - Aracaju/Se
CEP:49020-150
(79) 3198-7800