Arquivo Público recebe doação de scanner e reabre consulta aos pesquisadores

3 de dezembro de 2018

A Celse garantiu a aquisição da nova máquina que auxilia no desempenho das atividades de digitalização de documentos maiores

Ao considerar o estágio final das obras e a disponibilidade dos recursos, a Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) confirmou a aquisição de uma máquina de scanner que em breve será entregue no APES. O modelo foi proposto pelo diretor do local, Milton Barbosa, junto a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Segundo Milton, a nova máquina de modelo DIGISCANNER S1800 A2 possibilitará um trabalho mais completo de digitalização, tendo em vista as suas capacidades de uso. “Estávamos utilizando um scanner A4 e A3, porém esses modelos não atendem projetos maiores. Com a aquisição desse novo scanner, poderemos fazer a digitalização de documentos que ultrapassam o formato A3. Essas ações demonstram a preocupação do governo do estado com as gerações futuras no acesso à informação”, declara Milton Barbosa.

O APES tem alimentado pesquisas, dissertação de mestrado, teses de doutorado, dentro e fora do estado, e até pesquisas de estudiosos de outros países. A administração elaborou um plano de ação para melhorar o atendimento e as atividades de arquivamento da documentação com uma abrangência para digitalização de mapas, plantas e livros históricos que geralmente possuem grandes dimensões. Com funcionamento de segunda a sexta, o arquivo já está aberto para os pesquisadores que desejarem fazer consultas ao seu acervo, no período das 8h às 14h.

 

 




2016 SECULT - Secretaria de Estado da Cultura.
Rua Vila Cristina, 1051 - São José - Aracaju/Se
CEP:49020-150
(79) 3198-7800